Álbuns da banda mexicana RBD foram disponibilizados nas plataformas de streaming
- Fernanda Iana
- 9 de set. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 25 de nov. de 2020
Doze anos após o fim da banda, playlist “This Is RBD” quebra recorde de mais ouvida mundialmente em 24 horas
Por Fernanda Iana

Nesta quinta-feira, 3 de setembro, houve uma comoção nas redes sociais pelo fato de que seis álbuns dos nove álbuns da famosa banda mexicana RBD foram disponibilizados nas plataformas de música. Após aproximadamente 6 anos de batalhas de direitos autorais entre a emissora Televisa e o produtor Pedro Damián, em que as músicas da banda surgiam e desapareciam das plataformas de streaming na mesma velocidade, finalmente todos os álbuns gravados em estúdio do grupo podem ser ouvidos nas plataformas de áudio.

A banda RBD surgiu dentro de uma telenovela mexicana chamada Rebelde, que acompanhava um grupo de adolescentes alunos do Elite Way, um colégio interno particular frequentado por filhos de pessoas ricas e influentes, que também contava com um programa de bolsas de estudo. Neste meio, acompanhamos os protagonistas: Mia Colucci (Anahí), Roberta Pardo (Dulce María), Diego Bustamante (Christopher von Uckermann), Lupita Fernandez (Maitê Perroni), Miguel Arango (Alfonso Herrera) e Juan “Giovanni” Mendez (Christian Chávez). Cada personagem tinha uma relação especial com a música e por mais diferentes que fossem entre si, mesmo em meio a brigas, decidiram formar a banda RBD.
A novela foi produzida pela Televisa, mesma emissora do seriado Chaves, e exibida originalmente no México pelo Canal de las Estrellas, entre os anos de 2004 e 2006, e passou a ser exibida no Brasil pela emissora de televisão aberta SBT a partir de maio de 2005. Rebelde tornou-se uma febre tão grande no público brasileiro que o SBT até transmitiu alguns shows e gravações de DVD do grupo na íntegra, tamanha a audiência que gerou, enquanto a novela foi reprisada diversas vezes pelo canal pago Boomerang e duas vezes pelo SBT, todas alcançando picos de audiência no IBOPE.

Os seis intérpretes dos protagonistas da novela, assim como na ficção, formaram o grupo RBD, que cantava os principais sucessos da trilha sonora da trama. Com 3 temporadas e aproximadamente 450 episódios, a telenovela Rebelde fez da banda RBD um verdadeiro fenômeno, que realizou cinco turnês mundiais, sendo uma delas dedicada especialmente para os fãs brasileiros. O grupo também participou de diversos programas de palco brasileiros, como o Domingo Legal, apresentado então por Gugu Liberato. Alguns de seus DVDs e clipes foram gravados em solo brasileiro, um desses lugares foi o Viaduto do Chá, em São Paulo.
O grupo perdurou até o ano de 2008, com nove álbuns lançados, seis deles gravados em estúdio e três ao vivo, e é considerado uma das bandas de pop mexicano de maior sucesso de todos os tempos, chegando a ocupar várias vezes os primeiros lugares da Hot Latin Songs, da Billboard. Indicado diversas vezes para aproximadamente vinte premiações, inclusive o Grammy Latino e o Billboard Latin Music Awards, o qual venceu oito vezes entre os anos de 2006 e 2009.

A chegada dos álbuns às plataformas de streaming foi tão emblemática que bateu o recorde de playlist mais ouvida no mundo, em apenas 24 horas, que até então era ocupado pela banda sul-coreana BTS. Enquanto a banda de K-pop BTS mantinha o número de 125 mil ouvintes, em um único dia a banda mexicana RBD conseguiu alcançar o número de 173 mil ouvintes simultâneos, hoje a playlist acumula cerca de 380 mil seguidores. Durante os doze anos em que a banda esteve separada, as músicas gravadas em estúdio estiveram longe das plataformas de música, sendo muitas vezes colocadas clandestinamente pelos fãs em versões remasterizadas, porém que logo eram derrubadas por servidores.
Rumores de um possível retorno da banda surgiram após um reencontro dos seis ex participantes do grupo, em 31 de dezembro de 2019. Uma foto foi postada nas redes sociais dos integrantes e bateu o recorde de um milhão de likes no Instagram da cantora Anahí, além de conseguir mais 500 mil likes nos perfis de cada um dos outros ex-RBDs.

Os boatos foram intensificados quando um canal oficial da banda foi criado no Youtube, no qual foi lançada a discografia completa e os clipes de diversas músicas, como Rebelde, Ser o Parecer, Nuestro Amor, o icônico Sálvame, entre outros. Atualmente o canal acumula cerca de 230 mil inscritos. No Twitter, a recente disponibilização das músicas nas plataformas digitais foi divulgada com a hashtag #RBDSálvamedel2020 pela gravadora Universal Music, responsável por artistas como Taylor Swift, Demi Lovato e Rihanna, bem como pela recente turnê de reencontro “Nossa História” de Sandy & Júnior, que comemorou os 30 anos de carreira da dupla.

Outra questão abordada recentemente a respeito do grupo é que a plataforma de streaming Netflix adquiriu, em 2018, os direitos da primeira versão da novela, a argentina Rebelde Way, na qual a novela mexicana Rebelde foi inspirada. De acordo com o site Rolling Stone, a Netflix está preparando um remake da novela como uma série original da plataforma. Não é a primeira vez que um remake de Rebelde é feito, no ano de 2011 um remake brasileiro foi produzido pela emissora RecordTV através de uma parceria com a emissora mexicana Televisa. As gravações do novo remake, no entanto, foram paralisadas devido à pandemia de Covid-19.
Os fãs da banda ficaram tão animados com a disponibilização das músicas oficiais nas plataformas de streaming que até mesmo a personagem Mônica, de Maurício de Souza, decidiu assumir seu lado “rebelde” e representar toda a geração de fãs do grupo em sua empolgação. A playlist também conta com stories de cada um dos membros originais da banda dizendo quais são suas músicas favoritas e porquê. Não deixe de conferir, está sensacional!

Revisão: Yavini Santos
댓글