4 Animações para assistir no Dia das Crianças
- Vanessa Linhares
- 9 de out. de 2020
- 4 min de leitura
Indicações de filmes para ver e rever nesse dia tão especial
Por Vanessa Linhares
O Dia das crianças está chegando e, se você não sabe qual programa fazer com seu filho, sobrinho ou irmão nessa data tão especial, nós do The Bóte te ajudamos com isso. Separamos uma lista com 4 animações maravilhosas para você se divertir junto com seu pequenino (ou sozinho mesmo, afinal, nós adultos também gostamos de uma boa animação, não é mesmo?). Mas antes, vamos voltar no tempo e conhecer um pouco da história dos filmes animados?

A história da animação cinematográfica se confunde com o início do cinema mudo e, assim como ele, foi se aperfeiçoando ao longo do tempo. O francês Émile Reynaud inventou um aparelho chamado “praxinoscópio”, que era capaz de projetar em uma tela desenhos feitos sob fitas transparentes. O inventor também foi o responsável por produzir o primeiro desenho animado feito com 12 imagens e películas contendo cerca de 500 a 600 imagens, exibido no Musée Grévin, em Paris, no dia 28 de outubro de 1892. Em 1908, foi realizado o primeiro filme animado feito em um projetor mais moderno, o “Fantasmagorie”, do diretor Émile Courtet.
O primeiro longa-metragem de animação registrado foi criado pelo argentino Quirino Cristiani, em 1917. Intitulado de El Apóstol, o filme é uma sátira política ao presidente da Argentina da época. Mais tarde, em 1931, Cristiani volta a entrar na história da animação com o primeiro longa sonorizado, o Peludópolis, que também era uma crítica ao presidente argentino da época. Já no Brasil, o lançamento do curta-metragem comercial denominado “Kaiser”, produzido pelo cartunista Álvaro Marins, em 22 de janeiro de 1917, marca o início da animação brasileira.
Atualmente, os filmes de animação continuam ganhando o mundo e, quanto mais a tecnologia avança, mais bem feitas as animações ficam, com detalhes que impressionam a todos. Por isso, o The Bóte separou 4 animações para você curtir nesse dia das crianças. Confira:
1 – Shrek

Lançado em 2001, o longa conta a história de Shrek, um ogro solitário e rabugento que vive em um pântano distante. Sua vida tranquila muda completamente quando criaturas de contos de fadas interrompem seu sossego depois de serem expulsas de seus lares pelo perverso lorde Farquaad, um príncipe que pretende se casar com a princesa Fiona para se tornar rei. Determinado a mandá-las de volta, o ogro faz um acordo com o lorde: Shrek resgataria Fiona da torre na qual ela é prisioneira de um dragão e o príncipe devolveria as casas das criaturas dos contos de fada. Shrek então parte para sua missão na companhia de seu amigo, o burro, porém, o que ele não imagina é que o que o espera são mais confusões a trapalhadas. Um filme leve e engraçado, Shrek garante diversão para toda a família.
2- Monstros S.A.

Lançada em 2001 também, a animação é um sucesso até hoje. A “Monstros S.A.” é a maior fábrica de monstros do mundo, pois, nela, centenas de monstros trabalham assustando crianças, que são consideradas criaturas tóxicas por eles. James Sullivan e Mike Wazowski são melhores amigos e trabalham juntos na fábrica. Tudo estava indo bem, até que Sullivan, sem querer, traz para o mundo dos monstros uma garotinha chamada Boo. A partir de então, os dois amigos passam por altas aventuras para esconder a menina dos demais monstros e levá-la de volta para o mundo dos humanos. Sempre com bom humor, o filme promete altas gargalhadas.
3- Viva: A Vida é Uma Festa

“Viva: A Vida é uma Festa” é o filme mais recente da lista. Lançado em janeiro de 2018, no Brasil, a animação conta a história de um menino talentoso e sonhador chamado Miguel. A música era algo proibido durante gerações em sua família, mas mesmo assim, o garoto sonha em se tornar um músico conhecido, como seu ídolo, Ernesto de la Cruz. No Dia dos Mortos, data comemorativa importante no México, o jovem Miguel acaba indo parar na Terra dos Mortos. Lá ele conhece Héctor, um malandro que tenta de todas as formas visitar sua família na data festiva. Juntos, os dois novos amigos embarcam em uma grande aventura para poder levar o garoto de volta para o mundo dos vivos. Porém, no meio disso tudo, eles acabam descobrindo a verdade sobre a família de Miguel. O longa te prende do começo ao fim, mostra a importância da família, faz você chorar e se emocionar com o final. Vale a pena conferir.
4- Divertida Mente

Lançada em 2015, a animação conta a história de Riley, uma menina de 11 anos que acaba de se mudar para uma nova cidade. Com as emoções abaladas pela mudança, Riley fica sem saber o que fazer. O filme acaba indo mais longe e nos mostra como é dentro de sua cabeça, na qual existe uma sala de controle que é dirigida pelas emoções da garota. Porém, após uma confusão lá dentro, a Alegria e a Tristeza vão para longe, afetando a vida da pequena Riley. O longa trata das emoções de uma forma simples, leve e didática, tornando-se referência na temática sobre inteligência emocional.
O problema agora vai ser decidir qual dessas animações assistir. E aí, qual você escolhe?
Comentarios