Resenha: Garoto Cósmico (2007)
- Acsa Freire
- 16 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Por Acsa Freire
Garoto Cósmico é uma animação brasileira do ano de 2007, dirigido por Alê Abreu. Seu elenco conta com grandes artistas como dubladores e cantores na obra, como Vanessa da Mata.

A animação conta a história de três crianças que moram no Planeta das Crianças, numa galáxia distante, onde cada segundo de suas vidas é
programado, e cada regra seguida vale uma pontuação. A criança que atingir a meta de pontos passa para a próxima fase. O objetivo é se mudar para o Planeta das Crianças Adultas e depois, para o Planeta dos Adultos e se tornar um adulto complexo. Para isso, as crianças passam todo o seu dia estudando, decorando informações e adquirindo conhecimento.

Em determinado momento da trama as crianças se perdem e acabam parando em um planeta estranho. Lá conhecem Giramundos e sua trupe e, junto deles vão vivenciar a aventura de suas vidas, ou a aventura que mudará suas
vidas.
O filme é uma obra brasileira muito bem-vinda e que traz diversas reflexões. Apesar de ser uma animação, não só as crianças podem assistir, mas também os adultos.
Para o público infantil, o filme traz personagens originais e divertidos, além de cenários e trilhas sonoras que encantam e prendem a atenção dos pequenos, mas o enredo não é apenas uma história imaginária, ele traz consigo temas que devem ser abordados, como por exemplo, o incentivo da sociedade em fazer com que as crianças se desenvolvam desde pequenos e sonhem em ser “adultos complexos”, o sistema que orienta os responsáveis a programarem e planejarem a vida dos filhos passo a passo, hora de acordar, hora de estudar, hora de crescer; esquecem apenas da hora de ser criança.

Além disso, um dos personagens principais, Giramundos, passou pela mesma situação das crianças protagonistas, porém, ele tomou para si o papel de trazer a imaginação e a criatividade de volta, tornou-se um adulto com responsabilidades como gerenciar um circo e fazer shows pela galáxia, mas mesmo assim, não deixou de ser criança no seu modo de sonhar, incentivar sonhos e mais ainda, lutar em prol dos seus amigos.
Mais uma lição que é possível aprender com essa animação, é que as crianças não devem apenas aprender a teoria, adquirir conhecimentos e seguir regras, isso é necessário para a formação de pessoas inteligentes e cidadãos responsáveis, mas o que não se pode esquecer é de ensinar as crianças a resolver problemas com criatividade (modo como o vilão Maçaroca é enfrentado), o mundo está cheio de seguidores da programação, há necessidade de dar voz aos pensadores, inventores, sonhadores, crianças!
Commentaires